sábado, 28 de agosto de 2010

Os Fundamentos da Economia Colonial dos Primeiros Tempos

               A colonização no Brasil foi organizada em torno do cultivo da cana-de-açúcar. Investimento, transporte, refino e distribuição foram problemas que se apresentaram aos portugueses e cuja solução foi dada pela Holanda. Portugal lucraria através dos impostos resultantes do pacto colonial e teria a garantia de posse das terras brasileiras. A montagem da produção açucareira obedeceu ao sistema de plantation, resultando na criação de uma sociedade patriarcal e escravista.
      • A Exploração do Pau-Brasil: Constituiu-se na primeira atividade econômica empreendida pelo Europeu, no Brasil. O Pau-Brasil era largamente utilizado pela indústria Européia de tintas. Pela sua própria natureza predatória, a extração do Pau-Brasil era uma atividade nômade. Por isso, não deu origem a núcleos fixos de povoamento.
      • A Extração do Pau-Brasil e o Índio: O esquema montado para a extração do Pau-Brasil contava com a indispensável participação do indígena. Seu trabalho era comprado com bugigangas e quinquilharias. O relacionamento entre traficantes e indígenas em pouco tempo se deteriorou.
      • A Organização da Produção Colonial: É com a finalidade de completar, de satisfazer os interesses do comércio Europeu que nasce e se organiza a produção colonial, tendo como base a grande propriedade agrícola monocultora e escravocrata.
      • O Tráfico Negreiro: A preferência pela importação do escravo negro só pode ser compreendida como mais um componente dentro da engrenagem do sistema de exploração colonial. Abria-se com o tráfico mais um setor do comércio colonial, enquanto a escravização di índio era um negócio interno da Colônia.
      • O Engenho de Açúcar: É o nome genérico da grande propriedade agrícola voltada para a produção do açúcar. Compunha-se, basicamente, das seguintes construções: casa-grande, capela, senzala e casa do engenho.
      • Sociedade Açucareira: A estrutura social está baseada, essencialmente, em duas classes opostas: classe senhorial e escravos. Numa faixa intermediária, vamos encontrar diversos homens brancos, servindo aos interesses da classe dominante.

      Cronologia Básica
      1501 A primeira concessão para a exploração do Pau-Brasil é fornecida a Fernão de Noronha.
      1550 Chega a Salvador a primeira leva de escravos africanos.
      1570 Carta régia de D. Sebastião garantindo a liberdade dos índios.
      1571 D. Sebastião decreta que somente navios portugueses transportem mercadorias para o Brasil.

      Familia Patriarcal da Região Açucareira



      Sugestoes de livros
      • FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 1991
      • PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. 1994
      • GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. 1978

      Um comentário:

      1. Vocês me ajudaram muito no meu trabalho de geografia, sobre escravocrata.

        ResponderExcluir